Portuguese English

Conteúdos > Blog

Os benefícios de um sistema supervisório de poços no monitoramento de petróleo e gás

Não é de hoje que o monitoramento de poços deixou de ser algo opcional. De fato, o acompanhamento da produção de óleo e gás e o uso de um sistema supervisório de poços passou a ser uma diferença competitiva considerável.

Porém o que é o monitoramento de poços exatamente? Para começar, é preciso entender que ainda existem dois tipos de monitoramento de poços: o monitoramento manual e o monitoramento remoto. 

No monitoramento manual, o acompanhamento da integridade e da produção do poço é realizado através de uma equipe técnica que visita periodicamente cada um dos poços do campo de produção, procurando algum problema nos equipamentos.

Já no monitoramento remoto existe um conjunto de sensores, um controlador lógico programável (CLP), um sistema de comunicação e um sistema de monitoramento, que irá acompanhar em tempo real a produção.

No caso específico do monitoramento remoto, esse é realizado a partir de um sistema supervisório ou SCADA (Supervisory Control And Data Acquisition). Que permite a coleta e apresentação de dados dos poços, a configuração da operação dos mesmos e até aplicação de comandos, do tipo desligar motor, abrir/fechar poço, mudar velocidade de motor, etc.

Na era da indústria 4.0, onde empresas de petróleo e gás precisam ser mais competitivas, não é concebível que empresas dependam de monitoramento manual, uma vez que tal acompanhamento consegue ser feito de maneira mais prática, ágil e segura, utilizando sistemas supervisórios de poços.

Já imaginou a ocorrência de algum problema no poço? No cenário onde o monitoramento é feito de maneira manual, a resolução dele ficará dependente da próxima visita da equipe técnica.

Já no cenário com monitoramento remoto, o problema poderá ser identificado em tempo real e a correção pode ser tratada de imediato fazendo com que o problema seja resolvido antes de ter impactos consideráveis na produção.

Entenderemos por que contar com um sistema supervisório de qualidade é de extrema importância para eficiência da sua produção.

 

O que é um sistema supervisório? 

Um sistema supervisório é responsável por monitorar e coletar informações de um processo (Exemplo de processo: a operação de um poço de petróleo). 

Um sistema supervisório pode monitorar o estado da operação do poço, condições de variáveis operacionais, produção, entre outras coisas.

Para justificar sua necessidade, imaginaremos a seguinte situação: sua empresa de exploração de petróleo administra 50 poços terrestres em plena atividade. 

Você conta com uma equipe de dois técnicos que realizam visitas diárias em cada um desses poços. 

Agora imagine um ativo de 300, 500 ou até mesmo 1000 poços. Qual seria o tamanho da equipe necessária para realizar uma visita diária em cada um desses poços buscando por problemas para posteriormente corrigi-los?

No cenário descrito, uma eventual falha após a visita só seria notada horas depois, durante a visita posterior da equipe de manutenção, acarretando perdas de produção, problemas nos equipamentos ou até danos ambientais. 

 

Para que serve um sistema supervisório?

Agora, imaginemos o cenário onde o mesmo campo possui um sistema supervisório. Que tipos de problemas poderiam ser evitados? 

Quando o campo conta com um bom sistema supervisório, é possível acompanhar diferentes variáveis do processo, entre elas a operação.

Assim, a detecção de falhas deixa de ser uma atividade manual e opera constantemente, dia e noite. 

Dessa maneira, um supervisório permite a detecção rápida de falhas, além da possibilidade de executar ações mitigadoras para prevenir prejuízos. 

O poço do cenário anterior estaria com um alerta na central de comando para comunicar que a produção foi comprometida. Através da análise de variáveis e comportamento do poço seria possível identificar qual alternativa seria interessante a ser tomada.

No nosso caso, a equipe escolheu desligar o poço, visando a conservação de equipamentos e economia de energia. 

Logo após a sensoriamento remoto do problema, uma equipe de manutenção foi mandada para o poço, o que permitiu que o problema fosse resolvido em tempo antes de causar consequências consideráveis para a produção. 

 

No que um sistema supervisório de poços pode auxiliar na minha produção? 

Acredito que os exemplos tenham deixado claro que o sistema supervisório pode de fato mudar a produtividade do seu campo e a eficiência da sua equipe. 

Porém para deixar ainda mais claro os benefícios de um bom sistema supervisório na sua produção, elencamos aqui os dois principais motivos que fazem uma empresa escolher um sistema supervisório para seu campo de produção.

 

Redução no custo da produção

Como observamos no cenário descrito anteriormente, o uso de um sistema supervisório de poços economizou visitas diárias de uma equipe a cada um dos poços para avaliação da operação.

Mas esse é apenas um dos benefícios. Imagine que agora com a diminuição do número de visitas é possível otimizar a equipe técnica realocando membros para outras funções.

Além disso, com o monitoramento da operação e a garantia de que os equipamentos funcionarão em limites estabelecidos por especificações, é possível diminuir drasticamente o número de intervenções, principalmente, se o monitoramento da operação for apoiado por uma política de manutenção preventiva.

Outro benefício importante é a possibilidade de economia de energia. Imagine um poço operado por bombeio mecânico (BM) que, por falta de um bom acompanhamento de suas cargas, partiu a coluna de hastes. Sem um monitoramento adequado, esse poço pode funcionar por horas sem produzir, só gastando energia.

Por fim, um dos benefícios mais visados por qualquer indústria, o monitoramento contínuo da operação e produção, permitirá a rápida tomada de decisões estratégicas.

 

Operação Remota do Processo

A operação remota permite que o funcionário monitore, analise e atue, em qualquer hora, diminuindo o tempo de reação em caso de problemas.

Exemplos desse tipo de atuação são: Ligar ou desligar o motor que opera o bombeio de um poço; realizar análise de variáveis de produção; configurar controladores; ligar ou desligar compressores, receber notificações, etc. 

Além disso, com um sistema supervisório é possível programar alarmes e configurar ações que atuarão em caso de problemas graves.

A evolução da tecnologia de supervisórios também permitiu a integração dele com tablets, aparelhos celulares, computadores e notebooks, que precisam estar apenas conectados para atuarem no processo.

O controle é realizado de qualquer lugar a qualquer hora, garantindo a eficiência e segurança do processo, além da integridade do equipamento.

 

Exemplo de um sistema supervisório para poços de petróleo e gás 

A RN Tecnologia, que possui experiência de mais de 15 anos no monitoramento e automação de poços de petróleo & gás, desenvolveu o MAP (Monitoramento de Ativos de Petróleo)

O MAP é um sistema supervisório, desenvolvido com as mais novas tecnologias, independente de fabricantes de controladores e protocolos de comunicação, que atende a todos os métodos de elevação artificial e já monitora mais de 2000 poços no Brasil. Aliado a supervisão de poços, o MAP também dispõe de alguns recursos para melhor análise da operação dos poços, exemplos: 

  • Cálculo de cartas dinamométricas de fundo com estimação de nível, curso efetivo e submergência;
  • Simulação de balanceamento de contrapesos de unidades de bombeio;
  • Análise do desempenho de bombas BCP (Bomba de Cavidades Progressivas) e BCS (Bombeio Centrífugo Submerso), a partir das curvas de bomba;
  • Simulação da operação de poços operados por bombeio mecânico;
  • Avaliação de cartas de pressão para poços pneumáticos;
  • Ajuste de remoto de cartas dinamométricas de superfície;
  • Análise de histórico de cartas dinamométricas e avaliação da eficiência de produção.

Esses são exemplos de recursos diferenciais em sistemas supervisórios de poços de petróleo.

Assim, o uso de bons sistemas supervisórios pode garantir que sua produção esteja à frente da sua concorrência, para aumentar a coleta, interpretação e gestão de dados.

Caso queira entender um pouco melhor a diferença que o MAP pode fazer, dá uma olhada no depoimento de um dos nossos clientes clicando aqui.

 

O sistema supervisório pode ser a solução da sua produção!

Chegamos ao final de mais um conteúdo!

Espero que tenha gostado da leitura e tenha ficado claro os benefícios de se manter um bom sistema supervisório no seu campo de exploração de petróleo.

Caso queira saber um pouco mais sobre a solução em sistema supervisório que a RN Tecnologia tem para seu campo, não deixe de conhecer mais sobre o MAP clicando aqui.

E caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo ou sobre a ferramenta, não deixe de encaminhar seu e-mail para comercial@rntecnologia.com.br ou ligando para (84) 2020 – 5758.

Compartilhe esse post

Posts Relacionados

Comunicação Industrial
Automação

A comunicação industrial na indústria 4.0

A comunicação industrial pode parecer um assunto muito complicado no primeiro momento, porém, como você verá nesse conteúdo, a comunicação industrial nada mais é que a forma como os dados serão transmitidos ao longo de

Leia mais

Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter.