Num primeiro momento, ao falar em desenvolvimento de software para petróleo é capaz que você possa pensar nos clássicos sistemas de ERP para gerenciamento financeiro, do RH e do Administrativo.
Nesse conteúdo falaremos em softwares de acompanhamento de produção, transmissão de dados industriais, permissões de trabalho e boletins de operação.
Se você ficou curioso em saber as diferentes formas como um software pode auxiliar na indústria de exploração de petróleo, não deixe de acompanhar esse conteúdo!
O que é o desenvolvimento de software?
O desenvolvimento de software se trata de todo o processo que envolve a produção de um sistema tecnológico. Indo desde o mapeamento da sua necessidade, até o processo final de entrega da ferramenta criada para seu negócio.
Com isso em mente é preciso mencionar que existem dois tipos de softwares comercializados, os softwares de prateleira e os softwares personalizados. De maneira simples, softwares de prateleira são aqueles que já são vendidos prontos, e sua empresa que deve se adequar aos limites da ferramenta.
Algumas vezes os softwares de prateleira podem atender a necessidade do seu negócio de maneira satisfatória, porém, quanto mais complexa e específica for essa necessidade mais indicado começa a ser um software personalizado.
O software personalizado, irá se moldar às necessidades do cliente. Dessa maneira, ele será criado do zero pensando na realidade da empresa que o contrata e de que forma ele poderá atender da melhor forma às suas necessidades, com foco total na customização da ferramenta.
O Desenvolvimento de software para Petróleo
Agora que entendemos o desenvolvimento de software na totalidade é possível falarmos das suas peculiaridades na indústria de petróleo.
Para começar é preciso entender que as necessidades da indústria de petróleo costumam ser bastante específicas, sendo assim dificilmente uma solução de prateleira consegue atender de maneira eficiente todas elas.
O que costuma acontecer é que as indústrias precisam de diversas soluções que atendam necessidades do processo. Mas e quando a sua necessidade não é atendida satisfatoriamente por nenhuma ferramenta?
É então que entra o software para petróleo. O processo de desenvolvimento de um software para petróleo envolve o mapeamento de todo processo com uma equipe mista de especialistas em desenvolvimento e em petróleo.
Aqui na RN Tecnologia somos especialistas nessa área e separamos 6 benefícios gerados por esse tipo de desenvolvimento.
Segurança
Uma falha na produção pode ocorrer por diversos motivos. Seja um equipamento quebrado, o erro de um funcionário ou mesmo acidentes naturais.
O que um software para petróleo de qualidade deve fazer é garantir que tudo seja registrado para que esses dados sejam usados no futuro de forma a prevenir novas falhas.
Dentro de um software para petróleo que atua na parte de exploração é comum existir o chamado banco de auditoria. Esse banco é responsável por registrar toda alteração feita no sistema ao longo de um período, sendo possível mapear as possíveis causas que levaram ao acidente.
Ainda no ponto de auditoria, um sistema adequado garante a manutenção histórica dos dados, evitando que dados ou relatórios salvos fisicamente possam ser perdidos.
Confiabilidade de Dados
Manter os dados seguros perderia toda relevância caso tais dados não fossem exatos.
Dessa forma, um dos principais benefícios é aumentar a precisão dos dados, uma vez que durante uma transcrição manual de planilhas ou anotações pessoais abrem espaço para erros humanos.
Assim, o software para petróleo pode guiar ou mesmo assumir, os processos mais mecânicos de registro de informações para que o número de dados que podem ser comprometidos seja reduzido ou mesmo inexistente.
Velocidade de Processos
Imagine a seguinte situação, você demanda uma equipe de monitoramento para avaliar a atividade dos seus poços, ao longo da visita, a equipe registra as informações relevantes do processo em uma planilha física de papel. Ao retornarem das visitas, a equipe deve reescrever a informação novamente em uma planilha virtual e só então compartilhá-la com os demais interessados online.
Agora, pensaremos em uma situação diferente. Nesse caso, imagine a mesma equipe, com o mesmo trabalho, mas agora ela consegue registrar toda essa informação em um software para petróleo que compartilha a informação registrada no dispositivo automaticamente uma vez que o aparelho entra em contato com a internet.
O segundo exemplo parece ser mais prático e definitivamente é mais rápido, permitindo que essas informações relevantes circulem de maneira mais rápida na cadeia de eventos que formam o processo industrial.
De fato, esse exemplo foi implementado em um projeto com a nossa cliente Petroreconcavo, caso queira saber mais sobre como podemos ajudar sua empresa a alcançar maiores resultados, não deixe de entrar em contato.
Facilidade de Acesso à Informação
Dados de produção, relatórios, manuais, protocolos ou mesmo fichas de segurança, tudo isso ao seu alcance na hora que você precisar. Um software para petróleo pode ser adaptado para atender as mais diferentes necessidades na hora que elas surgirem.
Ter todos os documentos necessários e as informações que serão úteis para você a todo momento irá garantir a maior eficiência do processo de trabalho, acelerando a entrega de resultados e diminuindo consideravelmente a chance de erros por falta de informação.
Do ponto de vista administrativo, ter todas essas informações a qualquer momento torna possível um melhor manejo de decisões estratégicas, visto que durante uma reunião de planejamento é possível observar e tratar os dados históricos sem precisar usar tempo para reorganizar todas as coisas.
Integração de Dados
Um software para petróleo adequado pode ser integrado com demais sistemas para gerar ainda mais dados sobre a sua produção e tornar ainda mais assertivas as decisões estratégicas tomadas a partir deles.
Dessa maneira, através da integração e de uma boa comunicação entre os softwares você consegue comunicação desde o seu chão de fábrica até o seu ERP corporativo, gerando uma boa fonte de informações detalhadas para os servidores das etapas seguintes trabalharem.
Inteligência Artificial
Por fim, é hora de falarmos em inteligência artificial, e quando falamos nisso, não há limites para o que pode ser feito.
Um dos usos comuns de softwares normais de monitoramento de produção é a eficiência do poço. Umas das formas de monitoramento é o acompanhamento mês a mês das cartas de produção, e ao final de um tempo determinado é possível detectar o comportamento decrescente da eficiência do poço.
Através do uso da inteligência artificial é possível detectar os padrões de comportamento que precedem a queda de eficiência do poço, de maneira a adotar práticas preventivas com antecedência e ter mais tempo hábil para lidar com a queda da eficiência.
Além de diversos outros usos, a junção do software para petróleo com a inteligência artificial é sem dúvidas o futuro da área.
Um Software para petróleo pode me ajudar?
Esperamos que você tenha entendido bem o nosso conteúdo de hoje e aprendido quais os principais benefícios de adotar um software para petróleo, seja ele de prateleira ou mesmo um personalizado.
A RN Tecnologia possui ainda uma solução prática e adaptável para o Monitoramento de Ativos de Petróleo, não deixe de conferir nossa ferramenta MAP.
Caso ainda tenha dúvidas, ou julgue que sua produção precisa de um software para petróleo sobre medida para a sua necessidade, não deixe de entrar em contato conosco através do comercial@rntecnologia.com.br ou ligar para o +55 (84) 2020 – 5758 e trazer sua proposta para nós!
Até o próximo conteúdo!